Este é o nosso diário, onde todas as coisas legais que conseguimos desenvolver nas áreas de LINGUAGEM, HISTÓRIA E GEOGRAFIA do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO LÉON DENIS são relatadas para o acompanhamento das nossas atividades diárias.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
História da Indumentária - 3º ANO
Recriação de roupas do Homem de Cro-Magnon e de um caçador do período Mesolítico
Agulha do período Mesolítico (13.000 - 8.000 a.C.)
Roupas de pele do Homem de Neandertal, período Paleolítico
Pré-História
As peles na indumentária pré-histórica
Segundopesquisasgenéticasrecentes, feitascompiolhos, um dos parasitasmaispróximos de nós, o homem começou a usarroupas num períodoque vai de cerca de 75.000 a 40.000 anosatrás.
Taisestudossãomuitoimportantes, pois os primeirosmateriais usados paracobrir o corpohumanonão resistiram ao tempo.
Como a primeiraatividadehumana foi a caça-coleta, a pele (produto da caçaanimal) foi um dos maisimportantesmateriaispara a proteção do corpo.
No início, as pelesanimais eram usadas principalmentepara a proteção do corpo, na forma de tangas e sarongues. Porém, a pele, usada comovestimenta, apresentava uma série de problemas, pois tolhia os movimentos do caçador caso fosse apenasjogadasobre o corpo, além de não protegê-loporcompleto.
Assim, darforma a estas peles e tratá-las (pois, na medidaemqueelas secavam, tornavam-se duras e de difícilmanuseio) trouxe a experimentação de uma série de técnicas – uma das primeiras foi a mastigação, para torná-las maismaleáveis.
Maistarde as peles foram raspadas, molhadas e sovadas. A utilização de gorduraanimalparaesfregar as peles trouxe umconsiderávelavanço no tratamento das peles, mas a descoberta de métodosparacurtição das peles (método usado atéhoje), com a utilização do ácido tânico extraído de cascas de algumas árvores, foi o processoque permitiu que as peles fossem cortadas e moldadas ao corpo, consistindo no grandeavançotecnológicoemdireção à indumentáriahumana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário