quarta-feira, 12 de maio de 2010

História da Indumentária - 3º ANO


Recriação de roupas do Homem de Cro-Magnon e de um caçador do período Mesolítico
Agulha do período Mesolítico (13.000 - 8.000 a.C.)



Roupas de pele do Homem de Neandertal, período Paleolítico




Pré-História

As peles na indumentária pré-histórica

Segundo pesquisas genéticas recentes, feitas com piolhos, um dos parasitas mais próximos de nós, o homem começou a usar roupas num período que vai de cerca de 75.000 a 40.000 anos atrás.
Tais estudos são muito importantes, pois os primeiros materiais usados para cobrir o corpo humano não resistiram ao tempo.
Como a primeira atividade humana foi a caça-coleta, a pele (produto da caça animal) foi um dos mais importantes materiais para a proteção do corpo.
No início, as peles animais eram usadas principalmente para a proteção do corpo, na forma de tangas e sarongues. Porém, a pele, usada como vestimenta, apresentava uma série de problemas, pois tolhia os movimentos do caçador caso fosse apenas jogada sobre o corpo, além de não protegê-lo por completo.
Assim, dar forma a estas peles e tratá-las (pois, na medida em que elas secavam, tornavam-se duras e de difícil manuseio) trouxe a experimentação de uma série de técnicas – uma das primeiras foi a mastigação, para torná-las mais maleáveis.
Mais tarde as peles foram raspadas, molhadas e sovadas. A utilização de gordura animal para esfregar as peles trouxe um considerável avanço no tratamento das peles, mas a descoberta de métodos para curtição das peles (método usado até hoje), com a utilização do ácido tânico extraído de cascas de algumas árvores, foi o processo que permitiu que as peles fossem cortadas e moldadas ao corpo, consistindo no grande avanço tecnológico em direção à indumentária humana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário