quinta-feira, 25 de março de 2010

LEITURA INCIDENTAL (1º ANO)



A Análise de Rótulos/Embalagens em Sala de Aula foi uma atividade para propiciar a percepção dos fatores pragmáticos da comunicação.
Tratou-se de uma atividade que foram desenvolvidas em sala de aula para alunos de 1º e 2º anos, apoiada em concepções didático-pedagógicas freirianas e em conceitos sobre o processo comunicativo. A atividade visou auxiliar na formação identitária do sujeito a partir da análise de marcas muito presente no cotidiano dos alunos (rótulos e embalagens de produtos), cuja proposta, é promovida após a apreciação de embalagens do seu próprio lanche e dos amigos. Essa proposta propiciou um contexto para a percepção de fatores pragmáticos da comunicação e o aprimoramento de estratégias metacognitivas (é a capacidade de saber o que se conhece: ter uma habilidade e poder explicar como ela é realizada) na leitura.
A atividade se deu da seguinte forma:
1º- Guardamos durante duas semanas os rótulos e embalagens de todos as crianças;
2º- Limpamos as embalagens e deixamos expostas no mural para a apreciação durante uma semana;
3º- Conversamos sobre as marcas que conhecemos e fizemos a leitura incidental (algo que acontece no decorrer de uma situação dada; decorar uma imagem e ler automaticamente ao longo de um tempo).
4º- Recortamos e colamos no caderno uma embalagem onde eles procuram letras que conheciam e escreveram ao lado.
Prof Cristiane Santiago

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