quinta-feira, 25 de março de 2010

JOGO DA MEMÓRIA DO NOME (1º ANO)

 



















QUINTA-FEIRA 04/02/2010
Segundo a Dra. Silvia Helena Cardoso (Copyright ©Silvia Helena Cardoso)

A memória surge como um processo de retenção de informações no qual nossas experiências são arquivadas e recuperadas quando as chamamos. É uma função cerebral superior relacionada ao processo de retenção de informações obtidas em experiências vividas.

O termo memória tem sua origem etmológica no latim e significa a faculdade de reter e /ou readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos adquiridos anteriormente reportando-se às lembranças, reminiscências.

A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante porque ela forma a base para a aprendizagem. Se não houvesse uma forma de armazenamento mental de representações do passado, não teríamos uma solução para tirar proveito da experiência. Assim, a memória envolve um complexo mecanismo que abrange o arquivo e a recuperação de experiências, portanto, está intimamente associada à aprendizagem, que é a habilidade de mudarmos o nosso comportamento através das experiências que foram armazenadas na memória; em outras palavras, a aprendizagem é a aquisição de novos conhecimentos e a memória é a retenção daqueles conhecimentos aprendidos.

Esta intrigante faculdade mental forma a base de nosso conhecimento, estando envolvida com nossa orientação no tempo e no espaço e nossas habilidades intelectuais e mecânicas.

Assim, aprendizagem e memória são o suporte para todo o nosso conhecimento, habilidades e planejamento, fazendo-nos considerar o passado, nos situarmo-nos presente e prevermos estratégias para resolver situações-problemas futuras.

Dentro dessa abordagem, resolvemos trabalhar muitas atividades com jogos de memória, e hoje brincamos de jogo da memória com seus nomes.
O objetivo era que eles identificassem seus nomes em 3 formas escritas: letra bastão totalmente maiúscula; letra bastão maiúscula e minúscula; letra cursiva maiúscula e minúscula.
Depois de jogar e cada um conseguir identificar seus nomes (uns com mais, outros com menos dificuldades) cada um foi fazer a escrita no seu caderno.

Um comentário:

  1. leila monteiro feliciano12 de fevereiro de 2012 às 13:19

    muito bom ,fiz com minha turminha de 1º ano.
    O resultado foi ótimo . Parabéns

    ResponderExcluir