quinta-feira, 31 de março de 2011

LITERATURA INFANTIL- INFORMAÇÕES IMPORTANTES








LITERATURA INFANTIL NO LÉON DENIS
A literatura infantil é destinada especialmente às crianças entre dois a dez anos de idade. As obras literárias apresentam um significado educativo, ou seja, pedagógico e político. Pois ela pode acabar se tornando simplesmente um meio de transmitir valores e consequentemente perdendo suas características de literatura. Para tanto devemos estudar os vários autores e seus pontos de vista para entender o papel da literatura infantil junto à atuação docente e entender seus conceitos.

SIGNIFICADO DA LITERATURA

A palavra Literatura vem do latim "litterae" que significa "letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, etc.
Os primeiros livros direcionados as crianças foram feitos por professores e pedagogos no final do século XVII, com o objetivo de passar valores e criar hábitos. Atualmente a literatura infantil não tem só este objetivo, hoje também é usada para propiciar uma nova visão da realidade, diversão e lazer.Obras literárias destinadas às crianças com dois a quatro anos de idade possuem apenas grupos de palavras e/ou poucas e simples frases. Aqui, livros são coloridos e/ou possuem muitas imagens e/ou fotos, tanto porque criança está apenas começando a aprender a ler, bem como estimula a criança por mais livros/histórias. Livros dedicados a leitores entre quatro a seis anos apresentam maiores grupos de palavras organizados em um texto, sem abrir mão de estímulos visuais mencionados acima. Aqui podem ser incluídos algumas histórias em quadrinhos, como a Turma da Mônica, por exemplo. Já obras literárias feitas para crianças entre sete a dez anos começam a possuir cada vez menos cores e imagens, e apresentando textos cada vez maiores e fatos cada vez mais complicados e explicativos, uma vez que o jovem leitor, agora já em fase escolar, é estimulado a encontrar respostas por ele mesmo - o começo da racionalização.

Quase toda obra literária infantil possui algumas características em comum, embora exceções existam:

*Ausência de temas adultos e/ou não apropriados a crianças. Isto inclui guerras, crimes hediondos e drogas, por exemplo.
*São relativamente curtos - não possuem mais do que 80 a 100 páginas.
*Presença de estímulos visuais (cores, imagens, fotos, etc).
*Escrito em uma linguagem simples, apresentando um fato ou uma história de maneira clara.
*São de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais.No caso de obras fictícias (novelas, histórias).
*Possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições.
*Crianças são os principais personagens da história.
*Possuem um final feliz.

SIGNIFICADO POLÍTICO - PEDAGÓGICO DA LITERATURA
As obras literárias apresentam um significado educativo, ou seja, pedagógico e político. Os estudos universitários sobre os fenômenos educativos não necessariamente devem incidir sobre as concepções científicas e filosóficas ou mesmo sobre a prática pedagógica. Um significado educativo pode estar presente em uma obra de arte como uma pintura, uma poesia, uma música, uma peça teatral ou um romance. Como manifestação artística, o romance compõe o espaço público no mundo moderno e ao lado de inúmeras outras modalidades de comunicação intersubjetiva contribui também para a reflexão e para a formação de opinião. Como gênero literário um significado que pode ser-lhe atribuído é o de meio de “elucidação pedagógica” para a tematização pública das representações e das práticas, presentes ou pretéritas, que bloqueiam ou viabilizam a emancipação humana.

A LITERATURA INFANTIL E A ESCOLA

Como já foi dito, os primeiros livros infantis foram escritos por pedagogos e professores com o objetivo de estabelecer padrões comportamentais exigidos pela sociedade burguesia que se estabelecia.

A relação entre literatura e a escola é forte desde o início até hoje. Diversos estudiosos defendem o uso do livro em sala de aula, mas atualmente o objetivo não é transmitir os valores da sociedade e sim propiciar uma nova visão da realidade.
A escola é, hoje, o espaço privilegiado, em que deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo. E, nesse espaço, privilegiamos os estudos literários, pois, de maneira mais abrangente do que quaisquer outros, eles estimulam o exercício da mente;
A percepção do real em suas múltiplas significações;
A consciência do eu em relação ao outro;
A leitura do mundo em seus vários níveis e, principalmente, dinamizam o estudo e conhecimento da língua, da expressão verbal significativa e consciente - condição para a plena realidade do ser.
A literatura infantil torna-se, deste modo, imprescindível.
Por isso, trabalhamos na Educação Infantil e no fundamental, diariamente com a literatura pois esta se constitui em material indispensável, que aflora a criatividade infantil e desperta as veias artísticas da criança. Nessa faixa etária, os livros de literatura devem ser oferecidos às crianças, através de uma espécie de caleidoscópio de sentimentos e emoções que favoreçam a proliferação do gosto pela literatura, enquanto forma de lazer e diversão".
Ainda assim podemos ver o sentido pedagógico atribuído à literatura infantil (estimular o exercício da mente, despertar a criatividade...). O que importa, entretanto, é ver que o livro pode ser um objeto para que a criança reflita sua própria condição pessoal (e a imagem projetada nela pelo adulto) e a sociedade em que vive.
Esse enfoque é dado em várias atividades que desenvolvemos na sala de aula e também fora dela, por isso, é importante que os pais estejam atentos às atividades que envolvem leitura e escrita nessa fase.

VAMOS INICIAR MAIS UMA VEZ NOSSAS ATIVIDADES COM A MALETA ENCANTADA. NÃO ESQUEÇA DE TRAZER SUA MALETA QUE USAMOS O ANO PASSADO.
SE VOCÊ ENTROU ESSE ANO NA ESCOLA, ADQUIRA SUA MALETA. TRATA-SE DE UMA PASTA POLIONDAS, PREFERENCIALMENTE DE TAMANHO A4, COM ALÇA. DECORE DA FORMA QUE VOCÊ QUISER.
NELA IRÃO LIVROS DE LITERATURA QUE O ALUNO ESCOLHE E UMA RESENHA PARA SER PREENCHIDA COM A AJUDA DOS PAIS.

BOA DIVERSÃO!

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